segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Ninguém nasce bandido

Ficam falando por aí que a maioria dos pobres são todos vagabundos e bandidos. É fato que nas favelas tem muito essa parada do tráfico. É fato que em favela a maioria vive tentando não entrar pro tráfico. Vive com aquela sedução de que se você entrar pro tráfico, vai fazer muita grana e vai ter poder. Muita gente lá acaba acreditando nisso, e acaba entrando. Mas quem tá fora da favela acha que os "favelados" que acabam abraçando a criminalidade são malvados e ignorantes e que a maioria deles são assim. Malvados e ignorantes. Eu resolvi começar esse blog falando sobre isso aqui porque tô puta com gente que tem essa mentalidade de merda sobre quem mora em favela. Vou tentar explicar porque tanta gente das favelas acaba entrando pro crime. Vou tentar esclarecer um pouquinho essa gente. É a minha opinião, óbvio que não é a verdade absoluta. Mas acho bem fácil de entender. Tenta raciocinar comigo... A gente vive numa sociedade capitalista, certo? Ou seja, TUDO gira em torno do dinheiro, certo? Aquele pedaço de papel que a gente ensina a admirar e a viver correndo atrás de mais e mais e mais. Na tv, o dia inteiro, 24 horas por dia, a mensagem principal que passam para o mundo todo é "você quer dinheiro e poder" através das propagandas e até alguns programas, certo? Agora pensa comigo: pra quem tá fora da favela e tem uma boa estrutura econômica e social, isso não é ruim. Não é tão difícil pra essas pessoas correrem atrás do tal dinheiro e poder que a tv mostra pra elas, né? Mas e os pobres? O que você acha que passa pela cabeça deles quando recebem essa mensagem que a tv enfia na nossa cabeça todos os dias? Como esse povo vai conseguir mais dinheiro e poder??? Pelas escolas públicas de merda? Vivendo num barraco, passando fome? Aí entra o tráfico. O tráfico tá sempre de braços abertos. O tráfico aceita qualquer um, e na favela, é a opção que dá mais dinheiro e poder com mais facilidade. Tenta se botar no lugar dessas pessoas, se imagina naquela situação. Não to defendendo a criminalidade que rola nas favelas, mas não é muito difícil de entender porque alguns entram nela, né? Tem que ser muito ignorante pra não entender, mesmo. Então, ao invés de ficar criticando aquela gente, de ficar chamando favelado de burro, ignorante ou sei lá o que, tenta usar o seu conhecimento de forma mais produtiva, até pra ajudar essas pessoas, que tal? Tenta se informar mais, entender melhor porque tanta gente mora no esgoto enquanto outros vivem em gaiolas de ouro. Procura entender melhor o que cria toda essa desigualdade, o que cria toda essa gente egoísta e fútil que a gente vê por aí, antes de sair falando merda de gente que você nem conhece, que vivem em situações que você provavelmente não aguentaria viver. Só isso.

5 comentários:

  1. Em relação a tv que sobre suas palavras dizem poder e dinheiro, se chama alienação = Tv Globo. E não é só por causa da tv, que as pessoas (algumas) querem mais e mais dinheiro, é para inflar o ego, para satisfazer seus desejos, sim, isso é só para quem tem condições. Mais, nem todo mundo da favela que não tem condições de comprar alguma coisa entra pro tráfico, tem gente que consegue estudar e sair desse mal caminho que guia chamado tráfico, outros, infelizmente não. É aí que acaba em um final triste. Infelizmente, hj vivemos num mundo capitalista onde as pessoas querem mais e mais, não estão satisfeitas com nada do que tem, querem objetos materiais! Não sei se um dia conseguiremos reverter 100% essa situação.E Em relação ao tráfico, apenas se legalizar a maconha, e mesmo assim ainda vai haver, por que existe uma grande margem de usuários de outros tipos de droga, mais com a legalização irá reduzir muito esse gráfico tao alto do tráfico, e sobre o mundo capitalista é muito dificil, talvez até impossivel.
    "Primeiro fazemos nossas escolhas e depois nossas escolhas nos fazem"

    Michelle Quariguazil

    ResponderExcluir
  2. Muitas pessoas conseguem criar opiniões sem mesmo conhecer, e é o que acontece. Isso se chama preconceito, ou pré-conceito, ter certa opinião de algo sem mesmo conhecer, ou procurar conhecer. Boa sorte no blog!

    João

    ResponderExcluir
  3. Coé, Michelle! Eu sei que muitos lá não entram pro crime, na verdade é só uma minoria das favelas que entra... mas a tv normalmente só mostra favela quando é pra mostrar desgraça, aí muita gente acaba tendo uma impressão muito errada de lá, por isso senti vontade de escrever sobre isso, porque eu sinto que muita gente não entende a situação deles... Po, também acho realmente muito dificíl mudar essa mentalidade implatada pelo capitalismo, mas eu tento não desanimar, sabe, pelo menos saber que tentei fazer minha parte!
    "O importante não é necessariamente a realização, mas a caminhada. Caminhando e semeando, sempre terá o que colher." =)

    ResponderExcluir
  4. uaal,achei muito legal rebeecca. acho que ninguem vai conseguir reverter a situaçao 100%,acho impossivel tambem,mas a união faz a força né,nem todas os canais da tv mostram porcaria,acho que mais a record,sbt e tv globo que só mostram o que tem de ruim,e quando eles tentam passar uma mensagem legal,é na falsidade e pura hipocresia,isso que é o foda da publicidade desses canais e programas. mas você falou tudo rebecca,beijao,parabens :)

    ResponderExcluir
  5. Filha, os governantes não estão nem aí para pobre, voce não dá ibope. A realidade é que a riqueza quer se separar da pobresa e quando alguém quer fazer pelo menos favorecido a classe dominante faz tudo para destruí-lo. Precisamos de escolas em tempo integral com estudos de formação escolar e outro horario dentro das escolas com atividades culturais e profissionais com alimentação e isso é possível. O tráfico nas favelas (não é só nas favelas) acontece porque o dependente de drogas fomenta e os moradores ficam a mercer dos tres, trafico, usuário de policial corrupto. O Rio está passando por um caus total, o Governandor perdeu o controle total elogiando as UPPs que atendem somente 1,5% da população e mantém mais de 2.500 polciais para isso. As escolas e os hospitais estão falidos, os alunos e os pacientes estão abandonados totalmente, tudo por contga de umas unidades pacificadoras.

    ResponderExcluir